quinta-feira, 23 de setembro de 2010

como se come pitahaya E OUTRAS FRUTAS

 
Página Principal
 
 
. . . . . . . . . . . . Fruta  
  Frutas A à Z
  Economia
  Informações Técnicas

. . . . . . . . . . . . Geral  
  Associações e Cooperativas
  Chats Realizados
  Classificados
  Consultoria
  Dicas Nutricionais
  Divulgação
  Eventos
  Informações Gerais
  Lançamentos
  Notícias
  O Poder de Cura das Frutas
  Oportunidades & Negócios
  Perguntas e Respostas
  Receitas

. . . . . . Institucional  
  Contatos
  FTP - Via web
  Histórico
  Indique o Site
  Missão
  Nossos Objetivos
  Propaganda

 
Curiosidades Gerais
COMO SE COME?!
 
 

ABIU

Originário da Amazônia, trata-se de um delicioso fruto amarelado de casca grossa envolvendo uma polpa cremosa, com sabor doce suave.

Como se come? Entre a casca e a polpa, há um látex o qual dificulta morder-se o fruto. É aconselhável passar manteiga nos lábios, para facilitar a remoção do látex, após comer a polpa.

ATEMÓIA

Produzida por hibridação, na África do Sul e Israel, foi introduzida em vários países. Têm forma arredondada e são mais lisos externamente que a fruta-do-conde. A polpa é doce e muito saborosa.

Como se come? É uma fruta típica de mesa, para consumo ao natural. Serve também para sorvetes, polpa e suco.

AVOCADO

Nativo das Américas do Sul e Central, do México à Colômbia, difundiu-se por todo o continente Americano. É um fruto com casca delgada, grossa ou quebradiça. Sua polpa contém entre 5 e 30% de óleo, com uma grande semente em seu interior.

Como se come? Utiliza preferencialmente uma colher para raspar a polpa. Pode ser amassado ou comido em pedaços. Não se come a casca, nem a semente.

BANANA BABY

Vinda das regiões tropicais úmidas do Sudeste Asiático (Índia, Burma, Camboja, Sumatra, Java, Borneo, Filipinas e Taiwan), tem um sabor agradável, semelhante à banana comum.

Como se come? Pode ser consumida ao natural, frita ou cozida, servindo ainda para a confecção de purê, néctar, banana em calda, doce em massa e produtos desidratados (banana passa, farinha, flocos), banana liofilizada e banana chips.

CARAMBOLA

Originária da Malásia e Indonésia, é cultivada comercialmente na Austrália. Também pode ser encontrada em algumas regiões de São Paulo. Trata-se de um saboroso fruto de cor verde clara ou alaranjada. É um pouco ácido, porém levemente adocicado, além de ser rico em vitamina C e oxalato de cálcio.

Como se come? A polpa pode ser consumida fresca (com casca e tudo), em preservativos, geléias, sucos, drinks, batidas, molhos, compotas e picles.

CIDRA

Originário da Ásia, é um tipo de limão galego, de tamanho acentuado. Rico em proteínas, sais, calorias e fibras, além das vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Como se come? A casca pode ser removida antes ou após o cozimento. Quando os frutos estão bem novos, podem ser consumidos com casca e miolo. Para preparar o doce, deixar a fruta ralada ou em pedaços em um refratário de água fria com uma colher de sopa de Bicarbonato de 3 a 4 horas. Após, para retirar o excesso de amargo, ferver 3 a 5 vezes, sempre com uma colher de Bicarbonato. Depois de cozida, para deixar o doce mais escuro, adicionar açúcar e rapadura.

CURUBÁ

A curubá (Pasiflora mollisima Bailey) é também conhecida popularmente como taxo, parcha ou tumbo Serviano. é tipica de clima frio, encontrando-se desde o norte da Argentina ao México. É cultivada principalmente no Equador, Colômbia e Venezuela.

Como se come? Com sabor e aroma exóticos, versátil, pode ser consumida com água ou leite, na forma de sucos, mesclada com outras frutas, ou no preparo de sorvetes, frapês e sobremesas.

EGG FRUIT (FRUTA OVO)

Conhecido como sapota amarela ou canistel. O fruto pode variar de cor, mas a usual é a amarela, com polpa fina e um pouco pegajosa, e poucos carosos.

Como se come? A polpa do fruto pode ser comida ao natural, ou batida com leite, sorvete ou usada em confeitaria. Tem um sabor forte e é boa fonte de vitamina A e carboidratos.

FIGO DA ÍNDIA

Surgiu no México, onde é também conhecida como "tuna". É externamente de cor esverdeada, alaranjada, vermelha ou vermelho-escura, dependendo da variedade. Tem espinhos típicos. Internamente, também tem diferentes cores de laranja ao vermelho.

Como se come? Sua polpa carnuda e suculenta, contendo muitas sementes pequenas, pode ser consumida ao natural, descascada como maçã, ou simplesmente cortada ao meio e saboreada com uma colher. Outras formas de consumo são sucos, salada de frutas, geléias e doces.

FIGO ROXO

O cultivo de figos no Brasil foi iniciado no século XVI na área de clima temperado do Estado de São Paulo pelas famílias européias, continuando da mesma forma até hoje. Os figos Brasileiros são basicamente de uma única variedade, chamada de Figo Roxo, possuem uma pele roxa, sua polpa tem um odor adocicado e são deliciosos quando maduros.

Como se come? O figo pode ser consumido na forma in natura ou utilizado na fabricação de doces e pratos quentes. A substância de coloração azulada depositada sobre o figo e figueira, é resultado da aplicação de uma solução de sulfato de cobre e cal que são utilizados para prevenir a ferrugem, uma doença muito comum que ataca as figueiras causando perda de folhas e frutos. Por isso lave-as bem antes de consumir.

FIGO VERDE

O figo verde, também chamado de figos de ponteiro, são figos deixados atingir o estado ideal de maturação, não produzem figos de boa qualidade para consumo na forma de frutas frescas. Assim, os mesmos são colhidos ainda verdes.

Como se come? O figo verde não é próprio para o consumo in natura, mas ficam saborosos como doces e compotas.

GRANADILLA

Nativa das montanhas do México e América Central, é oval ou levemente elíptico, de cor laranja e laranja-escura, amarronzada até púrpura. A casca é dura, resistindo bem ao transporte, e as sementes pretas, numerosas, são envoltas por uma polpa translúcida.

Como se come? Pode ser consumida ao natural, pela sua doçura e bom sabor. A polpa pode ser usada para se preparar néctar, refrescos, sorvetes, sozinha ou misturada à de outras frutas, pelo seu aroma e fragrância que lhe dão um sabor próprio.

GRAVIOLA BABY

Originária da América Central e dos vales peruanos, é de cor verde escura quando ainda verde, e verde clara, quando madura. A polpa é branca com sementes de 1 a 2 cm de cor marron-escura a castanha.

Como se come? É muito consumida sob a forma de sucos, sorvetes, cremes e doces.

JAMBO ROSA

Surgiu no Indomalaia, mas é encontrado em diversos estados brasileiros. É oval, com 3 a 5 cm de diâmetro amarelo-rosa ou róseo-branca ou ainda arroxeado. É muito aromático, com polpa branca, esponjosa e de sabor suave. No centro há uma cavidade com 1 semente, formada por vários embriões carnosos, que se separam facilmente.

Como se come? É consumido ao natural, porém na Índia, é utilizado para fazer aguardente e compota.

JATOBÁ

É encontrado em vasta região, desde a Amazônia até o norte do Paraná. É uma espécie de vagem aumentada, rígida, de cor vemelho-escura, com pequenas bolsas de resina na superfície externa.

Como se come? Sua polpa é farinácea, comestível, adocicada, mas seca e de cheiro acentuado. Pode ser consumido ao natural, e sua farinha pode ser utilizada na culinária, para se fazer mingau e outros produtos.

JENIPAPO

Originário da América Tropical e Índia Ocidental, é oval, cinzento ou marrom, com a polpa marrom clara e numerosas sementes pardas e achatadas. A casca do fruto é mole quando maduro.

Como se come? Sua polpa é bem líquida, doce, parda, adocicada e acre, sendo utilizada na confecção de licores, refresco, vinho, refrigerantes e doces. A casca é utilizada como remédio diurético, na cura de úlceras e anemia. É rica em ferro e riboflavina.

KINKAN

Entre várias espécies de laranjas que circulam no mercado , a kinkan se destaca por seu tamanho pequeno, com apenas 2 cm de diâmetro, em média. Originária da China, essa laranjinha chegou ao Japão no século 14 e ganhou o nome de himetachibana. Mas hoje ela é mais conhecida como kinkan.

Como se come? A kinkan é uma fruta muito ácida para o consumo in natura. Tradicionalmente, ela é cozida (inteira com casca) em calda de açúcar para fazer compota.

LÍCORE

Conhecido também como jerivá, dá em uma palmeira nativa de varias regiões do Brasil. Esse fruto é um coquinho arredondado, de cor amarela ou alaranjada, com polpa adocicada.

Como se come? Ele é um coquinho pequeno do tamanho de uma bala, e possui muitas fibras, por isso não dá para cortá-lo, por isso deve ser consumido como se fosse uma bala mesmo, não é preciso descascar, e a amêndoa desde coquinho depois de quebrado também pode ser consumido.

MACADÂMIA

Esta nogueira é originária das florestas tropicais costeiras da Austrália. É de casca dura e lisa, contendo em seu interior uma amêndoa de cor creme ou branca.

Como se come? É consumida tostada com ou sem sal, como cobertura de confeitos achocolatados e sorvetes, ingredientes para biscoitos e bolos, cosméticos e produtos farmacêuticos. Seu óleo não contém colesterol.

MACAÚBA

É de origem brasileira, o fruto é tipo drupa, redondo, de casca lisa e polpa amarela, de sabor adocicado e com caroço de amêndoa branca.

Como se come? A polpa é consumida in natura e utilizada na fabricação de sabão, sua amêndoa, transparente e perfumada, substituem o óleo de oliva.

MANÁ CUBIÚ

É nativa dos Andes, na Amazônia peruana, equatoriana, venezuelana e colombiana. Tem forma, cor e tamanho variáveis, podendo ser esféricos, achatados, ovóides ou ovalados. Geralmente amarelos ou vermelhos, têm polpa amarelo clara, aromática, saborosa e doce, com ligeira acidez.

Como se come? Pode ser consumido ao natural ou processado sob a forma de suco, geléia, néctar, batida. Também é utilizado para cozidos de peixe. Reduz os níveis de colesterol, ácido úrico

MARACUJÁ DOCE

Nome popular maracujá-mirim; maracujá-suspiro; maracujá-mamão; flor-da-paixão
Nome científico Passiflora sp,Família botânica Passifloraceae Passiflora maliformis L de Origem nas Regiões Tropicais.

Como se come? Pode ser consumida ao natural, pela sua doçura e bom sabor. A polpa pode ser usada para se preparar néctar, refrescos, sorvetes, sozinha ou misturada à de outras frutas, pelo seu aroma e fragrância que lhe dão um sabor próprio.

MELÃO ANDINO

Nativo das regiões andinas temperadas da Colômbia, do Perú e do Chile, este fruto possui casca amarelo-alaranjada, rajada de roxo. Sua polpa é de cor alaranjada ou salmão, sendo a textura, a suculência, o perfume e o sabor semelhantes ao do melão comum.

Como se come? Para consumir fresco, prefira gelado. Parta-o ao meio e coma com colher, igual à papaia. A casca, firme como a da berinjela, é comestível, mas devido ao sabor amargo, geralmente é descartada. A firmeza da pele permite a retirada de bolinhas com boleador. As sementes também são comestíveis.

NÊSPERA

Também conhecida como "Ameixa Amarela", é de origem japonesa. Possui casca e polpa amarelas ou alaranjadas, textura firme e sabor doce acidulado, além de ser muito aromático.

Como se come? Geralmente é consumido "in natura", podendo também ser processado sob a forma de conserva.

PINHA

Também conhecida como "Fruta do Conde", é proveniente da América Central. Tem casca verde-escura e polpa branca translúcida, envolvendo cerca de 60 sementes de cor preta.

Como se come? É utilizada principalmente para consumo ao natural não servindo para processamento industrial, devido ao escurecimento do suco.

PITAYA AMARELA

Conhecida como "Night Blooming" nos EUA, surgiu na Colômbia, onde é chamada de "Flor de Cáliz" É amarelo, típico pelas suas brácteas (escamas).Contém em seu interior uma polpa doce, de cor amarelo-rosada, com muitas sementes, de cor escura e negra e com razoável teor de óleo.

Como se come? Seu consumo pode ser da polpa do fruto ao natural, como refresco, geléias e doces. É também utilizado em medicina caseira, como tônico cardíaco. As sementes tem efeito laxante.

ROMÃ

Nativa da Pérsia, foi muito cultivada no Irã, ao redor de 2.000 antes de Cristo. Tem formato esférico e casca grossa, porém lisa. A parte comestível da semente, chamada testa, é cheia de uma polpa esbranquiçada, translúcida e líquida, chamada arilo.

Como se come? Pode ser consumido ao natural, ou como sucos e geléias ou vinho chamado "grenadine". Há um xarope feito do suco. Possui propriedades terapêuticas e é utilizado na medicina popular.

SAPOTI

Originário do México, sua casca é castanho-escura, fina e de superfície coberta com pó ferruginoso. Sua polpa é bem líquida e adocicada, de coloração que varia entre creme amarelada e avermelhada. Possui 4 a 12 sementes de cor pardo-escura e forma achatada.

Como se come? Sua polpa doce e saborosa pode ser consumida ao natural. É também utilizado para a confecção de geléia, sorvete, refresco e xarope. Os frutos imaturos e a casca do tronco produzem látex que é usado na fabricação de goma de mascar.

TAMARINDO

Tem sua origem na África Tropical. Vem sendo consumida a milênios pelos povos orientais, principalmente pelos hindus. Seu formato é como uma vagem castanha e achatada, com sementes internas. É rico em calorias, tiamina e minerais.

Como se come? Sua polpa acidulada pode ser consumida fresca, seca ou cristalizada. Também pode ser utilizada para o preparo de refrescos, sorvetes, pastas, doces e licores. As sementes podem ser cozidas.

ZABÃO

Conhecido como toranja ou jabon, é parente das laranjas e outros cítricos, mas de espécie diferente. O fruto é grande, esférico, ou achatado, com ou sem pescoço, sua casca é grossa, com o albedo (parte branca) bem grossa. Possui sabor agridoce.

Como se come? O uso da fruta pode ser para consumo ao natural, de sua polpa, tomando-se cuidado de só consumir as vasículas de suco, sem pele, bem como para se fazer doce de sua casca.


Data Edição: 27/09/06    
Fonte: Frutas Luma    


 
 
 
 
 
 
 
. . . . . . . . Enquete  
VOCÊ CONHECE O BARU?
Sim.
Não.
 
Copyright © 2003 Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário