quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fwd: PRE SAL- 25-12-2009

Maria,
leia este artigo. Não tem nada de especial, mas guarde-o, analise a maneira da página e depois eu gostaria de te fazer uma proposta.
Me diga o que você achou - de forma crítica!
Boa noite.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: GUILLERMO A.V.BOLAÑOS <guillermobolanos@gmail.com>
Data: 22 de setembro de 2010 08:06
Assunto: PRE SAL- 25-12-2009
Para:


  25.12.09.2009 00h.30  
  Lições do Pré-Sal        

Guillermo Bolaños (*)

 

 

Ainda estou, no redemoinho, das novas amizades, que surgiram em decorrência, do artigo escrito nesta página sobre a cidade de Corinto-MG.

A estratégia para reencontrar os meus amigos de lá, foi a de enviar cópia da página publicada, para um site ligado a pessoas daquela cidade.

Evidentemente que uma pessoa, daquela família, viu e leu a matéria. Ai entrou em contato comigo e outros foram me chamando para amizade em sites de relacionamento.

Cheguei onde eu queria, agora já falei com os meus antigos amigos, sei onde moram e não perderei mais o contato. Tudo graças à internet.

Pela proximidade do novo ano, esta matéria, sobre o Pré Sal, do Engenheiro Edézio Teixeira de Carvalho, de certa forma cita uma coisa muito na moda e que certamente no ano eleitoral de 2010, será muito discutida entre candidatos.

Lições do Pré-Sal

Frequentemente a humanidade se vê diante da necessidade de aproveitar lições associadas a desastrosos resultados de ações erradas determinadas por ignorância, ganância ou obediência acrítica a leis absurdas.

Em qualquer hipótese a correção é difícil de pôr em prática: Alguém que tenha errado por ignorância ao reconhecer o erro, deu o primeiro passo; falta-lhe saber o que é o certo. Quando alguém erra por dolosa ganância, não virá desse alguém a correção, que terá de ser aplicada por um poder coercitivo legítimo.

Quando o erro se associa a uma obediência geral à Lei, são milhões errando ao mesmo tempo e mesmo que todos se deem conta do erro, a inércia do sistema legal demora a responder.

Acertos que tenham produzido resultados evidentes são preciosas fontes de lições a serem aprendidas, porque, ao contrário dos fracassos, eles mostram a rota comprovada para o êxito.

O pré-sal revela lições que devem ser aproveitadas ao máximo, mas parece que a nação está agora mais atenta para a partilha do bolo repentinamente revelado. Num histórico extremamente singelo, relato o que vi desse processo emocionante. De 1971 a 1973 atuei como geólogo de poço em Sergipe.

Em Carmópolis o petróleo encontra-se no conglomerado subjacente aos evaporitos (sais solúveis). Um petróleo de pré-sal, portanto. Começávamos então a perfurar a plataforma de São Paulo, onde, em 1972, fiz dois períodos de 15 dias perfurando o poço 1-SPS-2 a 90 km da costa no navio-sonda Ciclone.

Na ocasião a expectativa era por uma estrutura resultante da movimentação halocinética do sal (os domos, alguns ditos perfurantes), caso em que as rochas-reservatórios, arqueadas para cima pela irrupção salina, dispõem-se nos flancos do domo, que as tampona, evitando assim a fuga do petróleo.

Esses reservatórios seriam, pois, rochas pós-sal. Hoje sabemos que os prospectos evoluíram para o alto mar, em lâminas de 2000 metros ou mais e como alvo o pré-sal, com os resultados que começamos a receber.       

O povo brasileiro deve saber que uma descoberta mineral nasce de uma só cabeça, que vai fazendo as outras por convencimento. Essas poucas cabeças podem enfrentar pressões colossais, principalmente quando sinais animadores demoram a aparecer.

Além das convicções dos geólogos dependeram esses sinais animadores das respostas prontas, positivas, desassombradas, dos engenheiros brasileiros, que nacionalizaram ou criaram a tecnologia das águas profundas.

Os estados hoje lutam encarniçadamente pelo petróleo do pré-sal. Quisera que reservassem energia para seguirem as lições dos geólogos e engenheiros descobridores do pré-sal para a solução de problemas imensamente mais simples que nos afligem, especialmente no domínio dos resíduos sólidos e dos desastres ambientais urbanos, de causas tão óbvias e de soluções tão mais fáceis que a descoberta do pré-sal. Comecem, antes que seja tarde, pela restauração da liberdade de pensar.

Belo Horizonte, 27 de novembro de 2009

Edézio Teixeira de Carvalho

Engenheiro Geólogo

Links interessantes !Veja agora todas as matérias publicadas na página do site: BLOG Você conhece a Terra de Lagos e Vulcões? Veja BLOGGER1 e BLOGZIP   Fica na América Central, aqui todas as fotos anexadas.NICARÁGUA 

Visite BLOGGER2 mais de 100 fotos do Mundial e da Conquista da Lua-MUNDIALLUA

Mundial de Veteranos de Tênis de Mesa - A CBTM colocou vários videos no seu canal. O mais assistido é este: You TUBE

(*) Guillermo Bolaños é médico em Santa Isabel, SP - <guillermobolanos@gmail.com> BLOGUILLERMO" TEM DOIS ENDEREÇOS, LÁ VOCÊ PODE REVER ALGUMAS DAS MATÉRIAS AQUI PUBLICADAS  http://guillermo.bloggeiro.com/index.htm - http://guillermo.criarumblog.com/index.htm


Indique para um amigoImprime

topo

©vejosaojose.com.br - reprodução permitida com citação da fonte



--
GUILLERMO A.V.BOLAÑOS <guillermobolanos@gmail.com>
Vas a asistir este PPS y no te vas a arrepentir !!
VOÇÊ VAI ASSISTIR ESTE PPS, E NÃO VAI-SE ARREPENDER !!
To: Hay momentos en que vos tenés tiempo, mas este PPS no lo tenias.Te lo mandé para que lo veas y conocerás una de las frutas mas sabrosas del mundo, menos mal que me acordé de vos, si no estarias ajeno al asunto y no sabrias de que se trata en el futuro. Mas vamos a lo que te interesa, este enlace: EXISTEM MOMENTOS EM QUE VOCÊ TEM TEMPO DISPONÍVEL, MAS ESTE PPS NÃO ESTAVA COM VOCÊ AINDA.
MANDEI O MESMO PARA QUE VOCÊ VEJA, E CONHEÇA UMA DAS FRUTAS MAIS GOSTOSAS. DE CERTA FORMA, AINDA BEM QUE EU ME LEMBREI DE VOCÊ E MANDEI O PPS, DO CONTRÁRIO VOCÊ FICARIA ALHEIO AO ASSUNTO E DEPOIS FICARIA BOIANDO EM CONVERSAS DO DIA DIA, EM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE. MAS VAMOS AO QUE INTERESSA, ESTE LINK:

http://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=aeb6c8213b&view=att&th=12541c819a629ec8&attid=0.1&disp=attd&realattid=f_g2irx8tw0&zw

Te llevará a Santa Isabel, cerca de São Paulo, ciudad donde vivo desde 1975. Aqui me conocen todos como médico, soy el mas antiguo de la ciudad. Solo que mucha gente no sabe lo que hago y explico en este PPS.
LEVA VOCÊ PARA SANTA ISABEL- NA GRANDE SÃO PAULO, CIDADE ONDE MORO DESDE 1975. AQUI SOU CONHECIDO POR QUASE TODA A POPULAÇÃO, COMO MÉDICO, SOU O MAIS ANTIGO DA CIDADE, MAS O QUE MUITA GENTE NÃO SABE É O QUE FAÇO E DESCREVO NESTE PPS.
DR. GUILLERMO AUGUSTO VEGA BOLAÑOS
CEL:11- 9937-1852 Vivo   11- 8231 - 5056 Tim
PITAHAYAS DA NICARÁGUA
(guillermobolanos@gmail.com).
VISITE: www.vejosaojose.com.br/gbolanos.htm
http://guillermobolanos.0-yo.com/index.htm
http://guillermobolanos.blogspot.com/
http://profiles.yahoo.com/
http://www.dihitt.com.br/blogs_usuario?somente=autor
http://pitahayadenicaragua.blogspot.com/



--
GUILLERMO A.V.BOLAÑOS

 <guillermobolanos@gmail.com>
CELULARES:
VIVO-11-9937-1852
TIM - 11-8231-5056

VISITE:

www.vejosaojose.com.br/gbolanos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário