quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PITAIA DICAS



---------- Forwarded message ----------
From: GUILLERMO A.V.BOLAÑOS <guillermobolanos@gmail.com>
Date: 2010/9/22
Subject: PITAIA DICAS
To:


 


Inicial | Mapa do Site | Expediente |Fale Conosco
 

 

COMO PLANTAR PITAYA

 

Eng. Agr. Riosuki Kavati- EDR de Lins

kavati@cati.sp.gov.br
  

 

A pitaya é uma planta do grupo dos cactos, que crescem apoiadas em qualquer estruturas, como árvores ou uma estrutura própria em cultivos comerciais. O plantio se faz com uma parte da planta, previamente enraizada. Do ponto de vista comercial, é preferido o plantio de espécies que produzem frutos de casca avermelhada e tenha a polpa vermelha.

 

Existem muitos plantios no Brasil, com a espécie que produzem frutas de casca avermelhada, mas tem a polpa branca, que tem um bom mercado aqui entre nós. A espécie colombiana, que produzem frutos com a casca amarela, exige um clima mais ameno, que em SP, só deve encontrar em uma altitude próxima a 1000 m.

 

Por ser uma planta bastante rústica, uma vez implantado, não tem exigido grandes trabalhos em seu cultivo.

 

De qualquer forma, antes de decidir pelo seu cultivo, deve procurar maiores informações, inclusive visitando alguns produtores, principalmente de dezembro a abril, quando ocorre a colheita.

 


 

 

 








http://www.sitecurupira.com.br/aliment_saudavel/pitaia.htm

Tabela de calorias

Clique aqui! e calcule seu gasto calórico
Gasto de energia total em atividades específicas

Tabela de calorias das frutas

Pitaya "Cereus undatus"

Pitaya uma fruta exótica, silvestre e de colorido intenso, é uma obra de arte da natureza, no México é empregada para preparar sorvetes, iogurtes, doces, geléias, sucos, refrigerantes, consumida fresca.

É uma planta rústica "xerofítica" da família das cactáceas, originaria do México tropical, Colômbia e as Antilhas, os espanhóis deram o nome que significa fruta escamosa, nos mercados internacionais, atualmente se comercializam a pitaya amarela e a vermelha.

Ela cresce nos muros e nas arvores que lhe servem de apoio.  Além da sua fantástica beleza e sabor exótico, se atribuem propriedades afrodisíacas e curativas, em especial a gastrite.

Nome científico:
- Cereus undatus (sinonímia: Hylocereus guatemalensis, H.undatus) – pitaya amarela e polpa branca – encontrada no Caribe e Ìndias Ocidentais.
- Hylocereus costaricensis – pitaya vermelha de polpa vermelha – encontrada na Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
- Selenicereus megalanthus – pitaya amarela – encontrada na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
- Selenicereus setaceus – pitaya pequena ou saborosa – encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.
Família: Cactáceas
Nome comum: pitaia, "night blooming" (nos EUA), "pitajaja" (em Cuba), "flor de cáliz" (na Colômbia), "tasojo" (no México), "dragon fruit" (conhecido mundialmente)
Origem: Nativas da América
Descrição e característica da planta: a planta é perene, porque sobrevive por muitos anos, trepadeira. As flores são grandes, brancas, tubulares, (hermafroditas). Os frutos são globosos ou alongados, com 10 a 12 centímetros de comprimento, e, quando maduros, a casca pode apresentar cores roxas, amarelas ou rosadas. A polpa tem sabor suave e muito agradável. A sua cor é branca ou rosada.
Utilidade: a polpa do fruto pode ser consumida ao natural e no preparo de refresco, sorvetes, saladas, aperitivos, iogurte, mousses, geléias e doces.

 

Pitaya Vermelha Contém

Acido ascórbico

25.0mg

Cálcio

6.0mg

Calorias

36.0

Carboidratos

9.2g

Proteínas

0.5g

Fibra

0.3g

Fósforo

19.0mg

Gorduras

0.1g

Ferro

0.4mg

Niacina

0.2mg

O consumo de Pitaya ajuda nos processos digestivos.

A Pitaya tem propriedade antioxidante que previne os radicais livres que causam câncer.
Sua ingestão diária ajuda a baixar os níveis de colesterol e controlar a alta pressão arterial.
Usos
A Pitaya pode ser consumida fresca
A polpa fresca ou congelada pode ser usada para fazer sorvete iogurte, geléia, compotas, suco e doces.
E usada também por chefes de cozinha em pratos e saladas.
Os botões fechados da flor podem ser cozidos e comidos como vegetal.

Consulte um Nutricionista




Seção: Bebidas | Comente agora »

Cacto brasileiro ajuda na perda de peso

7 setembro, 2009
06:00

fbdEm muitos casos, emagrecer não é simplesmente uma questão de estética, é uma fase importante em um tratamento clínico. Às vezes, não conseguir colocar o corpo dentro de seu peso ideal pode deflagrar diversos problemas de saúde e por em risco a vida do paciente. E o segredo para o sucesso pode, muitas vezes, estar na natureza bem diante de nossos olhos.
Especialistas encontraram em um cacto nacional, o Cereus sp, cuja fruta, o Koubo, guarda diversas propriedades benéficas ao emagrecimento. Este alimento é extremamente popular no Nordeste, onde é largamente utilizado em receitas doces, e pode ser encontrado em todo mercado municipal daquela região.
Devido às suas substâncias úteis no tratamento para perda de peso, foi criado um extrato a partir da fruta, da flor e do caule da planta, que pode ser manipulado em farmácias sob prescrição médica. Em sua composição é possível encontrar boas quantidades de tiramina, que diminui a vontade de comer, betalaina e indicaxantina, que são diuréticos, ômega 6 e 9, ótimos para reduzir o colesterol, e antioxidantes como a vitamina C.
Além de aumentar a sensação de saciedade, tirando a fome, esse princípio ativo também ajuda na queima das gorduras corporais.
O princípio ativo do medicamento provoca o hormônio glucagon, que gerencia o usa das reservas energéticas do organismo. Isso quer dizer que o corpo é estimulado a utilizar essas reservas, aumentando a quebra das moléculas de gordura e açúcar.
Apesar de tais avanços da medicina serem sempre muito bem vindos, o uso é somente sob aconselhamento médico. Por isso, se a pessoa estiver muito acima do peso, ela deve procurar um especialista. Ele irá analisar o caso e definir qual a melhor terapia, que pode incluir ou não o uso de medicamentos.

Seção: Perda de peso | 2 Comentários »





Quem se deu bem com a pitaia, fruta nativa do México, foi a baiana Anoemísia Durães Sader. Há 30 anos, quando se mudou para Itajobi, interior de São Paulo, ela recebeu de presente de uma amiga orquidófila algumas mudas desta planta. Anoemísia não poderia supor que três décadas depois cada quilo daquele fruto arredondado de casca vermelha e polpa branca pudesse ser vendido a 60 reais.

Esperta como ela só, renovou o pomar da chácara Santa Helena, que conta atualmente com 2500 pés produtivos e outros 3 mil recém-plantados em 2 hectares. É desta área que ela colhe entre dezembro e maio de 3 a 4 toneladas de pitaias, que têm colocação garantida em supermercados paulistanos. Anoemísia virou especialista no assunto depois de se dar conta do bem precioso que recebeu. Difícil acompanhar sua fala rápida quando dispara a informar que o fruto provém de um cactus, que existem 39 tipos no mundo e embora o México seja o principal cultivador (produtividade de 10 a 12 toneladas por hectare) é no Vietnã que atinge seu maior índice, de 40 a 45 toneladas por hectare.

A pitaia não suporta temperatura abaixo de 18ºC e nem sequer uma semana de seca. "Por isso, no período da estiagem é preciso fazer uso de irrigação por gotejamento", explica. A professora que abandonou as aulas de literatura brasileira para se dedicar à agricultura ampliou sua rede de negócios. Agora, vende mudas por 30 reais cada e começa a produzir polpa com o excesso de produçã




04
08 2008

Fornecedor de PITAYA ORGÂNICA em Polpas Vermelhas

Publicado por Fornecedor de Matéria-prima e arquivado em Fornecedores Indústria de Alimentos, tags: , ,

Fornecedor de PITAYA ORGÂNICA em Polpas Vermelhas

Título do Anúncio: PITAYA ORGÂNICA
Empresa: BAHIA PITAYA
Endereco: Rua Afonso Ruy de Souza, 33 - Itaigara - SSA/BA
Fone: (71) 335189808
Fax: ()
Site: http://
e-mail para contato: sergiouderman@hotmail.com
A BAHIA PITAYA fornece: :
Produtos ou Serviços a Serem Fornecidos: Pitaya vermelha com polpa vermelha R$ 20,00/Kg.
Pré Higienizadas por banho de água cloradaa. Refrigeradas (05/07 graus C) em caixas com 06 a 07 unidades (peso líquido de aproximadamente 2,8Kg).

Segmento: Produção orgânica de frutas (PITAYAS).
PagSeguro: Ainda NÃO Aceitamos pagamentos através do Sistema PagSeguro
A BAHIA PITAYA está preparada para fornecer os seus produtos ou serviços nas seguintes regiões:
Por SEDEX, enviamos nossos palets para todas as regiões.
Para revendedores (acima de 01 tonelada - 25% de desconto), transporte rodoviário c/ refrigeração (frete não incluso).

Pitaya Orgânica




--
GUILLERMO A.V.BOLAÑOS

 <guillermobolanos@gmail.com>
CELULARES:
VIVO-11-9937-1852
TIM - 11-8231-5056

VISITE:

www.vejosaojose.com.br/gbolanos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário