quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PITAHAYA DA NICARAGUA



DESCONHECIDA, PITAIA SAI DO JARDIM E VIRA VEDETE DE PRATOS E DRINKS


Fruta originária da América Central, mas ainda desconhecida no Brasil, a pitaia pode ser uma fonte de renda alternativa para pequenos produtores de frutas ou para quem tem um espaço extra no quintal. Esse é o caso de Anoemísia Durães Sader, 55, que há 27 anos cultiva pitaias no jardim da sua casa. O que até cinco anos atrás era um hobby tornou-se um empreendimento comercial. "Há cinco anos, vi um supermercado em São Paulo vendendo pitaia. Depois disso, resolvi investir nessa atividade", diz Sader. A agricultora possui uma propriedade de um hectare em Itajobi, interior de São Paulo. Por ano, ela produz quatro toneladas de pitaia. Parte da produção-cerca de uma tonelada- é vendida sob a forma de polpa congelada. Mas a venda do produto "in natura" para supermercados e para restaurantes na capital paulista é a responsável pela maior parte dos negócios. Em São Paulo, o quilo da fruta "in natura" é vendido por R$ 32. A pitaia já começa a aparecer como vedete em alguns cardápios, como o do Ateliê da Gastronomia, bufê paulistano. Segundo o chef e sócio do bufê Dárcio Santos, os pratos à base de pitaia começaram a ser incorporados ao cardápio em janeiro deste ano, após a visita do produtor ao ateliê. "Lançamos a fruta no São Paulo Fashion Week. Ela tem um visual bonito e é usada em drinks e em sorbets", afirma Santos. Por mês, o bufê consome aproximadamente12 quilos de pitaia. Para o chef, haveria até uma demanda maior pelo produto, mas a oferta de pitaia ainda é limitada.
Manejo e lucro

A pitaia é uma fruta cuja temperatura ideal para o desenvolvimento varia de 18C a 26C. No entanto, ela pode suportar temperaturas mais altas. A fruta tem paladar doce e consistência gelatinosa, sendo comida com colher. Segundo a produtora de Itajobi, o período da colheita se dá entre dezembro e maio. "Estou desenvolvendo um projeto para que ela possa ser colhida o ano todo, como já acontece em Israel e na Tailândia", planeja. Há mais de 40 variedades de pitaia. A coloração da polpa vai do branco ao vermelho mais intenso. Em alguns tipos, a planta se assemelha a uma trepadeira e também pode crescer sobre árvores ou pedras. Em geral, após o terceiro ano -em algumas variedades após o segundo ano-, a fruta está pronta para iniciar a produção. Nesse estágio, a planta mede cerca de dois metros. A recomendação dos agricultores é que sejam empregadas técnicas de irrigação com o gotejamento ou por aspersão. O importante, dizem, é que a terra esteja úmida. Com relação aos custos de manejo, eles dependem do grau de intimidade do candidato a produtor com a fruticultura. "Eu mesma estou à frente da produção. Estudo bastante, tenho prática em adubação e irrigação, por isso não preciso de agrônomo. No meu caso, o custo representa 25% do lucro com as vendas", afirma Sader.
 
A fruta pitaia
 



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA















DR. GUILLERMO AUGUSTO VEGA BOLAÑOS
CEL: 11- 9937-1852

PITAHAYAS DA NICARÁGUA EM SANTA ISABEL- SÃO PAULO - BRASIL. PEDIDOS DE FRUTAS, MUDAS, SEMENTES, GELÉIA, POLPA ETC. DE PITAHAYAS DA NICARÁGUA.
ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELO

FONE- 11-9937-1852 OU PELO EMAIL:(guillermobolanos@gmail.com).

OBRIGADO.

GUILLERMO BOLAÑOS
PRODUTOR DE PITAHAYAS
DA NICARÁGUA EM
SANTA ISABEL- SÃO PAULO
BRASIL -11-9937-1852
(guillermobolanos@gmail.com)

Visite:
(www.vejosaojose.com.br/gbolanos.htm)
Uma matéria diferente cada semana.
Quer matérias anteriores desta página, entre em:
http://guillermobolanos.0-yo.com/index.htm
VOCÊ PODE VISITAR OS BLOGS EM MAIS ENDEREÇOS:

1 -
http://guillermobolanos.blogspot.com/

2 -
http://guillermobolanosfotoblog.blogspot.com/

3 -
http://guillermobolanosenespanol.blogspot.com/
4-
http://bolanosguillermo.blogspot.com/
5 -
http://guillermobolanos.0-yo.com/index.htm
6 -
http://guillermo.criarumblog.com/index.htm
7-
http://guillermo.bloggeiro.com/index.htm
8-
http://climedvbmemo.versusblog.com/
9-
http://br.octopop.com/showAllBlogs.do
10-
http://guillermobolanos.spaces.live.com/

11-
http://guillermobolanos1951.spaces.live.com/blog/

12-
http://guillermobolanos.blog.uol.com.br/
13-
http://guillermobolanos.zip.net/



VIDEOS no YOU TUBE de
PITAHAYAS DA NICARAGUA

http://www.youtube.com/watch?v=6MseAZmSMiE

http://www.youtube.com/watch?v=6MseAZmSMiE

http://www.youtube.com/watch?v=6MseAZmSMiE

http://www.youtube.com/watch?v=6MseAZmSMiE

http://www.youtube.com/watch?v=6MseAZmSMiE

VIDEO do MUNDIAL de Tênis de MESA do RIO

http://br.youtube.com/watch?v=92IXHkDgbC4


Nenhum comentário:

Postar um comentário